Filosofia para crianças

Literaturhaus Hamburg

A partir do próximo dia 08 o Instituto Cultural Literaturhaus Hamburg promove um evento que tem como fim divulgar e incentivar o conhecimento filosófico por parte das crianças. A idéia não é nova, já que no início dos anos 90 o escritor norueguês Jostein Gaarder ficou mundialmente conhecido por seu romance O mundo de Sofia, livro já traduzido para mais de 50 idiomas e que mostra numa linguagem simples os principais fundamentos e pensadores da filosofia, desde a Grécia antiga até os mais recentes, como Jean-Paul Sartre.

Conduzida pelo tema Weiter, höher, schneller: Warum ist Gewinnen so schön? (Mais longe, mais alto, mais rápido: Por que ganhar é tão bonito?), o evento Gedanken Flieger – Philosophieren mit Kindern (Aviadores do pensamento – filosofar com crianças) tenta estimular nas crianças o questionamento sobre conceitos que parecem já estar atrelados à vida do homem contemporâneo: Queremos mesmo ser os melhores? Por que ficamos felizes com a vitória? O que é poder? Por que não se aceita a derrota? Através dessas reflexões as crianças serão estimuladas a compartilhar experiências entre si e expor suas opiniões.

Para aqueles que acham esse trabalho inadequado para um público infantil, os organizadores do evento explicam que, muito mais do que apresentar conceitos ou vertentes, o projeto visa despertar nas crianças desde cedo uma visão reflexiva quanto àquelas que parecem ser idéias inquestionáveis pela sociedade contemporânea.

Traduzido e adaptado de: Spiegel

Bookmark and Share
Compartilhe o artigo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s