Feira de Livros de Frankfurt

FBM_2009_Plakat

Começa hoje a edição de 2009 da Frankfurter Buchmesse (Feira de Livros de Frankfurt), maior evento mundial do gênero, que este ano tem a China como país homenageado.  Os três primeiros dias da feira serão reservados apenas para o público especializado, senda aberta a visitação pública no sábado, dia 17, e domingo, 18, dia de encerramento do evento.

Com o tema Tradition und Innovation (Tradição e inovação) será mostrada não só a literatura, mas também a cultura chinesa, através de diversas atividades, exposições e debates promovidos durante a feira, contando ainda com a presença de mais de 200 editoras e 160 escritores e jornalistas chineses.

Bastante questionada pela imprensa literária alemã, a escolha da China é vista como oportunista, pois propiciaria ao país a oportunidade de desconstruir uma imagem de censura e desrespeito aos direitos humanos, intensificados pelo recente bloqueio de sites e restrição à liberdade de imprensa lá ocorridos. Para os organizadores do evento, tal desconfiança é infundada, pois a intenção seria justamente mostrar que tal restrição não é uniforme, havendo inclusive grande interesse por parte dos chineses em divulgar e propagar sua literatura, bem como outras publicações, para o restante do mundo.

Frankfurter Buchmesse China

Com mais de 500 anos de tradição, a Frankfurter Buchmesse é considerada a maior vitrine mundial para o lançamento, divulgação e projeção de todas as partes envolvidas no processo literário, sendo direcionada sobretudo a editores, escritores, tradutores, ilustradores e profissionais envolvidos direta ou indiretamente com o mercado literário.

Traduzido e adaptado de: Frankfurter Buchmesse

Bookmark and Share
Compartilhe o artigo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s