Polêmica no cinema alemão

Die Paepstin

Mesmo antes de seu lançamento, marcado para hoje, Die Päpstin já causou polêmica na Alemanha. Baseado no romance homônimo da escritora estadunidense Donna Woolfolk, o filme conta uma das mais intrigantes lendas da igreja católica, sobre aquela que teria sido a única papisa da história.

O filme é ambientado no século IX, quando Johanna, uma jovem provavelmente de Constantinopla, teria se passado por homem para poder estudar. Chegando a Roma, entra na igreja como monge até chegar ao papado. Antes disso, o futuro de Johanna já parecia pré-determinado: trabalhar, ter filhos e morrer jovem. Não conformada, ela se revolta, tanto contra a rigidez do pai quanto as regras da igreja, sempre norteada por suas crenças e convicções. Assim decide seguir seu caminho, embora saiba que terá de pagar um alto preço por isso.

Dirigido por Sönke Wortmann, Die Päpstin conta com Johanna Wokalek (Der Baader-Meinhof-Komplex) no papel principal. De início o projeto tinha como nome certo para a direção Volker Schlöndorff, mas este foi substituído por Wortmann, que escreveu um novo roteiro. Segundo a imprensa alemã, o principal motivo teria sido a discordância de Volker em relação ao projeto, que seguiria o formato Amphibienfilm (filme anfíbio), já popular na Alemanha e que consiste basicamente em trabalhar um mesmo enredo para o cinema e TV. Além disso, a protagonista, que inicialmente seria Franka Potente, foi substituída, muito em função da vontade de Wortmann, por Johanna. Com um orçamento acima de 20 milhões de euros, Die Päpstin já é considerada uma das mais caras produções da história do cinema alemão.

Traduzido e adaptado de: Spiegel

Site do filme (em alemão)

Poster

Die Paepstin

Bookmark and Share
Compartilhe o artigo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s