Ingo Schulze em São Paulo

Jornalista e escritor, Ingo Schulze é o principal representante da geração da nova literatura alemã. Um dos seis melhores autores jovens da Europa segundo a revista New Yorker, Schulze se dedica ao flagrante do cotidiano em temas que não se separam de seu tempo e ao registro de sua história pessoal das rápidas transformações da vida moderna. Possuidor de um estilo irônico, que foge do formato convencional, faz com que o leitor participe ativamente de suas narrativas.

Em Vidas novas (Neue Leben, 2005), considerado “o melhor romance sobre a reunificação alemã” nas palavras do jornal Die Zeit, Schulze faz um jogo literário muito bem articulado entre ficção e realidade para traçar um extraordinário painel da Alemanha na época da queda do Muro de Berlim. O autor reflete a respeito da reunificação através do protagonista Enrico Türner – redator de jornal em princípio de carreira – que descreve sua vida na RDA no período da mudança através de suas cartas a um amigo de juventude, a sua irmã e a um amor impossível. Escritas em 1990, elas documentam tanto a mudança de vida pessoal de Türmer quanto os momentos de profunda transformação do país.

O livro será lançado pela Cosac Naify no dia 2 de dezembro, às 19h, no Goethe-Institut São Paulo, quando o autor conversa com o tradutor Marcelo Backes e o jornalista Hélio Gurovitz. Na tradução especial para a edição brasileira, Backes, de maneira cuidadosa e inusitada, participa do diálogo que Schulze estabelece com o protagonista, revelando os bastidores do romance e preenchendo a obra com notas de rodapé informativas e interpretativas de extrema utilidade.

No Brasil, Ingo Schulze publicou Histórias simples da Alemanha Oriental (Lacerda, 2002), a coletânea Contando histórias (Companhia das Letras, 2007), organizada por Nadine Gordimer, e o livro de contos Celular – 13 histórias à maneira antiga (Cosac Naify, 2008), que lançou no Brasil durante a FLIP 2008. Além de São Paulo, Schulze lançará Vidas novas em Brasília (03/12) e no Rio de Janeiro (04/12).

Fonte: Goethe-Institut

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s