Filme turco conquista Urso de Ouro

O prêmio mais importante da 60º edição da Berlinale, entregue na noite do último sábado, foi concedido a um filme turco. Bal (Mel), do diretor Semih Kaplanoğlu, foi condecorado com o Urso de Ouro, prêmio mais importante da mostra alemã. Bal é a última parte de uma história contada da idade adulta ate a infância, na bucólica Anatólia, região que corresponde à porção asiática da Turquia. Há 46 anos um filme turco não ganhava o principal premio do festival.

O Urso de Prata de melhor diretor foi concedido a Roman Polanski por The Ghostwriter. Roman não compareceu à premiação por cumprir prisão domiciliar na Suíça.

Shinobu Terajima foi eleita melhor atriz por Caterpillar (Japão) e Grigori Dobrygin e Sergei Puskepalis (foto) melhores atores por Kak ya provyol etim letom (How I Ended This Summer, titulo internacional). Pelo roteiro foram premiados os chineses Wang Qu’an e Na Jin, em Apart Together. O filme, que conta uma história de amor em meio à separação entre China e Taiwan, foi dedicado à cidade de Berlin.

O romeno Florin Serban (foto) recebeu o Prêmio do Júri pelo drama juvenil Eu cand vreau sa fluier, fluier (Se eu quero assobiar, assobio). Mesmo concorrendo com três filmes, o cinema alemão saiu da competição de mãos vazias. Em comemoração aos 60 anos do festival, foram entregues neste ano dois prêmios de honra: à atriz Hanna Schygulla e ao diretor Wolfgang Kohlhaase, representando as duas partes da Alemanha antes da reunificação.

O festival contou este ano com um público de 300.000 pessoas, que acompanharam em dez dias 392 filmes de 58 paises diferentes.

Traduzido e adaptado de: Spiegel

 

Anúncios

Um comentário sobre “Filme turco conquista Urso de Ouro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s