Deutsch Welle completa 60 anos

Disponível em 30 línguas ao redor do mundo, a Deutsche Welle, rede de TV pública da Alemanha, completa nessa sexta (03/05) 60 anos de existência.

Uma história que quase começa com o pé esquerdo. No primeiro programa da DW, em 3 de maio de 1953, acontecia a transmissão de um discurso do então presidente alemão Theodor Heuss. Fazia um belo dia, os raios de sol adentravam o estúdio, e iam justamente de encontro aos equipamentos de transmissão. E então aconteceu o óbvio. As fitas começaram a derreter, mal se agüentando até as palavras finais do discurso: “Grüß Dich Gott” (Que Deus abençoe a todos).

E assim, da antiga emissora de ondas curtas começou a surgir uma gigante multimídia. Com sedes em Bonn e Berlin, a DW oferece conteúdo em 30 línguas através de seus programas de rádio, TV e via internet, através de seu site.

A programação de rádio em alemão foi cessada em 2011. Em lugar disso, os ouvintes contam com informações sobre a Alemanha em suas línguas locais. A programação base de TV faz sua transmissão diária em inglês, mas há programas em alemão, espanhol e árabe. “Há 20 anos tínhamos apenas 3 programas em inglês, hoje são quase 30.” comenta Erik Bettermann, superintendente da DW.

A consciência por trás da DW mudou completamente desde sua fundação. No início, a principal tarefa da emissora era trazer a Alemanha democrática ao mundo, conduzindo-a de volta à sociedade internacional. Nos tempos da guerra fria, ela serviu como importante meio de informação por trás da Cortina de Ferro (denominação dada, no pós-guerra, à divisão da Europa Oriental e Ocidental, regiões respectivamente sob influencia da então União Soviética e dos Estados Unidos). Hoje a missão é outra, e a DW se propõe a ser uma ponte do entendimento entre os povos e culturas, contribuindo para a construção de uma sociedade civil global.

Para o futuro, os planos são de expansão, incluindo até mesmo que as produções deixem a centralidade na Alemanha, e passem a ser produzidos em outros locais de grande interesse da emissora para a difusão de conteúdo, como é o caso da América Latina.

Traduzido de: Der Tagesspiegel

Foto: Ayu Purwaningsih

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s