Filmes alemães na Mostra Internacional de Cinema

De 16 a 29 de outubro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas, serão exibidos títulos de vários países em mais de 20 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista. Da Alemanha, várias produções estão previstas, assim como a vinda de alguns diretores.

Filmes

Jack

Jack é um menino de dez anos, cuja jovem mãe passa muito tempo fora de casa. Assim, ele enfrenta a vida de Berlim sozinho, cuidando de si e de seu irmão mais jovem, Manuel.

Worst Case Scenario

Durante a Eurocopa de 2012, um grupo de fãs da seleção alemã viaja para um acampamento na Polônia. O filme é um retrato sobre a cultura de fanatismo no futebol e tenta focar o lado humano de seus personagens, além do aspecto esportivo.

In between worlds (Áustria e Alemanha)

O filme documenta a batalha do exército alemão no Afeganistão. Na base de Masar-i-Scharif, a diretora acompanha o comandante Jesper, que perdeu um irmão durante a guerra e se sente obrigado a terminar o trabalho que havia começado.

Lamento (Suécia e Alemanha)

Após o suicido de sua filha Sara, a mãe Magdalena não consegue recompor a sua vida. Na tentativa de superar o seu dia-a-dia, ela se fecha para o mundo exterior e entra num casulo de tristeza

Beltracchi – The art of forgery

A história de Wolfgang Beltracchi, considerado o maior falsificador de arte depois da Segunda Guerra Mundial.  Durante quatro décadas, o artista copiou obras de grandes mestres, conseguindo enganar críticos, expertos, historiadores, galeristas e curadores no mundo inteiro.

Flights of fancy

Simon se apaixona loucamente pela esperta e bonita Verena. Quando o seu pai, que sofre de schizophrenia, volta para a instituição psiquiátrica, Simon se dedica inteiramente a cuidar da mãe e do irmão, pondo em perigo o seu romance com eVerena. Manobrando-se em uma situação quase fatal, ele descobre que não pode mudar a vida dos outros, senão só a sua.

The cockoo and the donkey

Conrad Weizmann não é um autor bem-sucedido. Mesmo assim, está convencido de que o mundo deve saber da história de amor dos seus pais. Depois da morte de sua mãe ele começa a escrever um roteiro.

Le beau danger (França e Alemanha)

Norman Manea nasceu em Bucovina, România, em 1936. Ele foi deportado para um campo de concentração pelos nazistas em 1941. Conseguiu sobreviver, virou autor e emigrou para os Estados Unidos em 1986. Atualmente ele vive e trabalha em Nova York. O filme retrata a literatura do autor, misturando dados biográficos com anedotas de suas obras.

To Life!

Ruth, uma mulher de 84 anos e antiga cantora de cabaré, perde a vontade de viver quando é forçada a sair de seu apartamento. Quando é transferida para um asilo, ela conhece Jonas, de 29 anos. Jonas tenta disfarçar que esta muito doente com o seu estilo de vida de excessos.

The green prince (Israel e Alemanha)

O filme de suspense trata de um agente israelense, que foi recrutado para espiar no seu próprio povo por mais de 10 anos. Focando as relações complexas entre o agente e seus patrões, o filme narra uma história de terror, traição, escolhas difíceis e uma amizade que desafia todos os limites.

A house in Berlin

Uma mulher descobre que tem uma relação pessoal com um prédio histórico de Berlim. Stella herdou uma casa antiga de um tio judeu. A casa passou por várias mudanças durante o século 20. Lutando contra as autoridades para poder defender o seu direito de viver na casa, Stella descobre que o seu passado é muito mais complexo do que ela havia pensado. 

The forest is like the mountain (Alemanha e França)

Esse documentário sobre um povoado de ciganos é uma obra cheia de riqueza visual e emocional. Estreou justamente na semana em que o presidente romano Traian Basescu difamou os ciganos como criminosos que são folgados demais para trabalhar.

The dark valley

Um povoado remoto, aos fins do século 19. Um alheio com o nome de Greider pede por um abrigo para passar o inverno. Ele conhece o segredo sangrento dos habitantes. Uma série de homicídios misteriosos começa a sacudir a comunidade.

They are all dead (Espanha e Alemanha)

A primeira obra da diretora Beatriz Sanchis se movimenta entre o realismo e a magia. Conta a historia de um Rock Star espanhol dos anos 80, que vive com sua mãe mexicana e que um dia vê o seu irmão morto reencarnar para visita-lo.

Because I was a painter (Alemanha e França)


O documentário trata da arte feita dos presos dentro dos campos de concentração nazistas. No filme, aparecem os poucos artistas que sobreviveram a encarcerarão durante o regime nazista. Eles falam sobre as suas experiências e contam da sua arte, que muitas vezes lhes ajudou a sobreviver à realidade dos campos de concentração.

Corn Island (Geórgia e Alemanha)

Abga, de 70 anos, cultiva um pedaço de terra numa ilha junto com sua neta Asida. O rio Enguri é a marca entre a república de Abchasia e a Geórgia e é considerado como um símbolo de cessar-fogo. Abga e Asida trabalham em equipe por um futuro melhor, para escapar a pobreza. No dia em que Asida conhece um homem jovem na ilha, a idílica existência dos dois é ameaçada.

The Patent Wars

O mundo está em guerra. Trata-se de uma guerra de patentes. Desde 2011, companhias gigantes como Apple e Google tem gastado mais dinheiro em processos judiciais referente a brigas sobre patentes, do que em inovação tecnológica. Até gente comum, como a paciente de câncer Lisbeth Ceriani, pode encontrar-se na linha de fogo dessa guerra…


Lovely Louise

André tem cinquenta e cinco anos e ainda vive com sua mãe, Luise, que quando jovem era uma famosa atriz. Desde que a atriz teve que abandonar sua carreira em Hollywood para cuidar do filho na Suiça, André se sente culpado. Toda a vida do taxista evolve em torno de sua mãe.  Até que um dia Bill aparece e alega ser o filho de Luise. Ela recebe o filho com os braços abertos, enquanto André é cético com respeito as intenções de Bill.

Fonte: Instituto Goethe

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s