Berlin, a cidade dos cinemas

De pequenas salas a verdadeiros palácios, todos os dias cerca de 26.000 pessoas passam pelos 96 cinemas de Berlin. Moviemento, o primeiro deles, foi aberto em 1907 em Kreuzberg, hoje bairro badalado por suas opções culturais. Ele ainda existe, e fica localizado exatamente no encontro de Kreuzberg com o bairro vizinho, Neukölln, o reduto turco da cidade.

Berlin viveu uma época de ouro antes e nas primeiras décadas depois da guerra. Ku’damm (como é conhecida a Kurfürstendamm, principal avenida do oeste da cidade), concentrava um grande número de salas, que contavam com filas gigantescas para as estréias. Hoje a Ku’damm é endereço de lojas caras e altos aluguéis, o que impossibilitou a permanência da maioria dos cinemas que ocupavam a região.

Mas o legado ficou, e hoje qualquer lugar em Berlin pode virar uma sala de cinema. No verão, um dos melhores programas de Berlin é ir ao Freieluftkino, o cinema a céu aberto, montado em parques e e grandes praças da cidade com programação variada. Ao todo são 17.

Uma opção alternativa é conhecer as ocupações da cidade, como o Köpi. Localizado em Kreuzberg, é um prédio ocupado logo após a queda do muro. Atualmente vivem lá cerca de 50 pessoas, que organizam uma série de eventos culturais, entre eles a exibição de filmes, com entrada gratuita.

Há também salas mais modernas, em prédios bem localizados, onde são exibidos filmes em 3D, além daqueles de grande divulgação. São 13 ao total, e entre eles se destacam o Cubix, localizado na famosa Alexanderplatz, e o maior da cidade, Delphi Filmpalast, com 784 lugares. De outro lado, o menor cinema berlinense é o Lichtblick em Prenzlauer Berg, com apenas 32 lugares. Um grupo que está bem representado é o Programmkino, salas que exibem filmes clássicos ou que tem pouca divulgação comercial. Ao todo são 50 dessas salas na cidade.

Isso mostra que Berlin é a capital dos cinemas na Alemanha, e não apenas durante a Berlinale. Confira abaixo alguns deles:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s