Páscoa do Colégio Humboldt segue tradição alemã

Páscoa de colégio paulistano segue tradição alemã e tem aulas de culinária, pintura de ovos e procura dos ovos deixados pelo coelho. Além de estudar o significado histórico da data, os alunos produzem um cardápio pascoal composto por pão em forma de coelho e a trança de páscoa.

Por trás das diferentes atividades organizadas no Colégio Humboldt no período da Páscoa, além do plano de fundo pedagógico, está o ensino da multiculturalidade através da Páscoa Alemã, que mistura elementos das tradições germânicas com a cristã e com a mitologia grega. Na semana que antecede o feriado, as crianças produzem, em uma aula de culinária, pratos típicos da páscoa germânica como pães e vão pintar muitos ovos com técnicas variadas de artesanato.

Porém o momento mais aguardado por todos nesta época é a visita simbólica do coelhinho, que esconde ovos de chocolate no imenso jardim, para serem procurados por todas as acrianças, com muito entusiasmo, alegria e encanto. Esta é uma tradição obrigatória na Alemanha. Os pequenos também vão estudar o significado de símbolos como o ovo de Páscoa, e vão participar de brincadeiras ligadas ao tema.

image006As aulas de culinária são realizadas na cozinha da escola, que é toda projetada para as crianças. Os alunos, com a ajuda dos professores, produzem todo o cardápio pascal que é composto por pão em forma de coelho, da orelha do coelho e a trança de páscoa. As crianças põem a mão na massa literalmente: preparam as assadeiras, arrumam a mesa, cozinham e, claro, experimentam a comida feita por elas.

Elemento muito importante na Páscoa germânica, o ovo está presente nas comidas alemãs, na decoração e nas brincadeiras com as crianças. A tradição de procurá-los no jardim, por exemplo, está baseada na crença dos alemães, e de outros povos antigos, de que o ovo é o símbolo da fertilidade e da vida. Os pais são instruídos a enviarem à escola seis ovos sem o conteúdo, ou seja, apenas as cascas inteiras. Estas serão trabalhadas e enfeitadas pelas crianças.

“Apresentamos diferentes técnicas de pintar os ovinhos às crianças com o objetivo de desenvolver nelas a criatividade, atenção, motricidade fina, bem como a arte em si e o simbolismo da Páscoa”, afirma Mariane Bischof, coordenadora da Educação Infantil e 1º Ano do Humboldt.

Cada classe decide, assim, de que forma os ovos pintados irão compor o artesanato de Páscoa, que segue para casa. Mobiles, decoração de mesa, corpo de coelhinho, árvore pascoal e muito mais irão enfeitar, assim, os lares nesta importante data.

Sobre o Colégio Humboldt

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.150 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades europeias, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos e tecnólogo em gestão.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Colégio Humboldt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s