O pintor Neo Rauch nasceu em 1960 na cidade de Leipzig, onde vive até hoje. Seus pais morreram quatro semanas após seu nascimento, ficando os avós responsáveis por ele a partir de então. Em 1981 começou a estudar pintura, ganhando nove anos depois sua primeira bolsa de estudos. Após isso o trabalho de Neo começou a aparecer, levando-o em 1997 a conquistar seu primeiro prêmio, concedido por um jornal de Leipzig, seguido do Vincent van Gogh Bi-annual award for Contemporary Art in Europe, recebido na Holanda em 2002, e Kunstpreis Finkenwerder, em 2005, importante prêmio de uma organização alemã.

Neo faz parte de uma nova geração de pintores, denominada Leipziger Schule (Escola de Leipzig), que nos últimos anos vem revelando uma série de jovens artistas e sendo considerada uma das mais importantes vertentes da arte alemã contemporânea.

As pinturas de Neo fazem uma ligação de elementos de antigas propagandas e cartoons, associados a traços do surrealismo tradicional. Suas obras possuem grandes dimensões e captam cenas do cotidiano, sendo marcadas por combinações de diversas técnicas manuais, mostrando a incrível habilidade do artista. Mesmo assim, a obra final conduz o espectador a uma captação precisa das motivações de Neo, que faz uso de um contraste de cores instigante.

Esse tipo de trabalho ainda pode soar um pouco estranho na Alemanha de hoje, pois algumas de suas concepções remetem a DDR (República Democrática Alemã), onde nasceu a utopia da Alemanha socialista. Mesmo assim, as pinturas de Neo buscam, a todo momento, captar o ‘aqui’ e o ‘agora’, mostrando um artista sincronizado com seu tempo e seu mundo.

Obras

Anúncios

2 comentários sobre “Neo Rauch

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s