Thomas Ruff, fotógrafo, nasceu em 1958 em Zell am Harmersbach, uma pequena cidade no sudoeste da Alemanha. Com apenas 23 anos, ainda estudante, Thomas já começa a mostrar seu trabalho em importantes galerias e instituições de arte, não apenas de seu país, mas também na França, Suíça, Canadá, Holanda, Estados Unidos, Itália, Bélgica, Inglaterra, Escandinávia, Espanha, Japão e Israel.

Thomas torna-se mais conhecido ainda depois de uma exposição intitulada Porträt (Retrato), de 86, na qual trabalha com retratos de pessoas comuns em grandes dimensões, marcando definitivamente seu lugar entre os grandes fotógrafos alemães.

Dessa forma, os trabalhos de Thomas passaram a figurar na maioria das exposições internacionais, tanto próprias quanto aquelas feitas em conjunto com outros fotógrafos. Thomas Ruff vai além de sua área e se dedica ao diálogo com outros profissionais e suas produções, como fez com os arquitetos suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron, que desenvolvem projetos experimentais baseados na integração entre arte e arquitetura.

Em 2003 foi publicado um dos trabalhos mais polêmicos de Thomas, Nudes, no qual o artista fez modificações digitais em fotos pornográficas retiradas da internet, tentando com isso dar um toque artístico a este material. As fotos são acompanhadas por textos do escritor francês Michel Houellebecq.  Atulamente Thomas Ruff é professor de fotagrafia na Academia de Arte de Düsseldorf.

Fotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s