Prestes a lançar seu mais recente filme, Soul Kitchen, o diretor Fatih Akin concedeu uma entrevista reveladora à publicação semanal alemã B.Z. “Para mim reconheci que não tenho mais duas pátrias”, disse o cineasta, que até então era referenciado como turco-alemão, complementando: “A Turquia é a pátria dos meus pais, os quais amo e respeito muito. Mas eu não sou meus pais, e isso diz respeito a desenlace. Por isso a Alemanha se tornou uma pátria para mim”

Fatih Akin tem 36 anos e é um dos mais bem sucedidos diretores alemães da atualidade. A comédia autobiográfica Soul Kitchen foi escrita e filmada num trabalho conjunto com seu amigo Adam Bousdoukos.

Confira abaixo a integra da entrevista.

Soul Kitchen é um filme da ‘pátria’ Hamburg?

Soul Kitchen é sem dúvida para mim um filme que só poderia ter sido feito em Hamburg, no qual me empenhei, não para fazer um filme “cartão-postal”, mas sim trazer um sentimento de experiência. Desde que tinha 12 anos já vivia em clubes e discotecas.

Como você define pátria?

Para mim reconheci que não tenho mais duas pátrias. A Turquia é a pátria dos meus pais, os quais amo e respeito muito. Mas eu não sou meus pais, e isso diz respeito a desenlace. Por isso a Alemanha se tornou uma pátria para mim.

Soul Kitchen tem uma leveza cômica…

Meus filmes sempre refletem estados de espírito. Em Contra a parede eu tinha muita raiva, e isso tinha relação com o ocorrido em 11 de setembro de 2001. Já quando fiz Do outro lado meu filho tinha acabado de nascer e com isso me vi diante de minhas próprias fragilidades. Além disso perdi um de meus melhores amigos, o que me deixou por um tempo num estado de tristeza profunda. Por isso agora sinto saudade da felicidade.

Alemães e turcos têm um humor semelhante?

Há diferenças. Com os turcos o humor funciona muito bem para piadas, e acredito que é muito influenciado pelo humor judaico.

No filme, seu protagonista tem dor nas costas e vai ao „Knochenbrecher” (em tradução literal, ‘quebrador de ossos’). Ele existe mesmo?

Sim, ele tem seu consultório em Harburg (bairro de Hamburg). Eu estive lá e já na ante-sala, quando se é amarrado, parece assustador. Ele então disse pra mim que, se eu me debatesse muito, poderia ficar paraplégico. Mesmo assim fiz isso, e ajudou.

Seu filme estréia dia 25. O natal tem algum significado para você?

Minha esposa é mexicana e tem uma formação católica. Nosso filho ama o Natal como toda criança. Por isso comemoro a data com meus sogros, já que meus pais geralmente passam o Natal na Turquia.

Traduzido e adaptado de: B.Z.

Saiba mais sobre Fatih Akin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s