A experienciaGanhar dinheiro fácil e ainda se divertir com isso. Para ser mais preciso: 4000 marcos em duas semanas. Assim pensam os 20 voluntários a um experimento anunciado em jornal e realizado por uma universidade.

Para tal experimento, que tem como objetivo analisar comportamentos agressivos, os voluntários são colocados numa situação que simula uma prisão, divididos entre guardas e prisioneiros, papéis esses escolhidos por um computador. Definidos os papéis a serem cumpridos, incia-se a simulação. Entre eles, está o jornalista Tarek (Moritz Bleibtreu), que viu por trás do anúncio de jornal a possibilidade de uma boa história e, equipado de uma pequena câmera, tenta captar o que pode desta experiência.

Após testes e preparações é iniciado o experimento, monitorado sempre por câmeras de segurança. A observação mútua também é presente, com os “prisioneiros” atentos uns aos outros, oscilando entre curiosos e arrogantes, cada um incorporando seu papel. Mas em pouco tempo é iniciada uma onda de violência brutal.

Algo acontece entre as pessoas na briga pelo poder. Pouco importa com quais ideais começaram, logo chegam a um ponto onde os princípios já não fazem mais diferença. Então começa uma guerra que nunca podem vencer, pois colocam toda sua força à mostra sem mais saber com qual finalidade.

Oliver Hirschbiegel trata em seu filme de pessoas e relações de poder, de um grupo de cientistas e seus “ratos de laboratório”, mostrando como pode a falta da razão em situações extremas manipular o comportamento humano.

A experiência é o primeiro filme de Hirschbiegel, embora já tenha longa experiência na tv alemã. Mas verdade seja dita, o cinema alemão foi agraciado com seu trabalho de estréia. Bons filmes do gênero não são tão fáceis de se ver, e o resultado disso foi a conquista dos prêmios de roteiro, câmera e direção na Bayerischer Filmpreis, uma das mais respeitadas premiações do cinema alemão.

Título original: Das Experiment

Ano: 2001

Diretor: Oliver Hirschbiegel

Imdb

Fotos

Trailer

Anúncios

3 comentários sobre “A experiência

  1. Hallo,

    O blog é realmente maravilhoso!

    Esse filme então nem se fala assisti ele umas cinco ou seis vezes é MUITO bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s