Em 1981 era lançado Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo (Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituída), filme baseado em livro homônimo que causou comoção publica ao narrar a história da jovem Christiane e seu envolvimento com drogas. Vinte anos depois a diretora Vanessa Jopp, de Vergiss Amerika (Esqueça a América), parte desse enredo para filmar A nova geração de Christiane F.

Por não suportar mais sua mãe viciada a jovem Joe, de 15 anos, sai pelas ruas de Köln, onde acaba encontrando o também jovem Engel, apenas dois anos mais velho, apaixonando-se por ele. O primeiro encontro é um fracasso e ela se vê novamente à beira do precipício. Em seguida, Engel envia a Joe um anel que recebeu de uma antiga namorada. Quando Joe fica sabendo disso, entra novamente em crise, situação que se torna ainda mais complicada com uma gravidez da menina. Engel fica radiante com a notícia, mas, seria realmente ele o pai?

Uma historia de amor com ímpeto juvenil, onde Vanessa Jopp se aventura entre a surreal supremacia dos sentimentos e a realidade árdua de nossa sociedade. Jana Pallaske (Joe) e Robert Stadlober (Engel), protagonistas, conseguem alcançar como poucos jovens atores uma intimidade tão surpreendente com seus papéis, o que torna o filme bastante receptivo e próximo do publico jovem. Jana, além de atriz, é vocalista da banda punk berlinense Spitting Off Tall Buildings e VJ da MTV alemã.

Desta vez não Berlin, mas sim Köln é o palco da trama. A autenticidade das interpretações, bem como a abordagem psicológica e seus conflitos são pontos de destaque no filme. Vanessa Jopp coloca nas cenas uma força expressionista, o que as deixa mais reais e comoventes.

Todo o ambiente das ruas, com punks contemporâneos sem concreta orientação política, é plano de fundo para um conturbado relacionamento juvenil entre Joe e Engel. Ela, uma adolescente estressada e descontente com a mãe viciada e seus amantes. Ele, um ex-viciado com sonhos anarquistas.

Todas as reações saem fora de controle. A policia é acionada. Uma gravidez. Uma criança. Se por um lado o fato do filme ter um final aberto é uma decisão inteligente, por outro a diretora, Vanessa Jopp, perde a oportunidade de concluir o convincente realismo de seu filme, que por vezes parece se perder em meio aos momentos de intensa paixão do casal.

Além disso, um plano de fundo mais realista para figuras como a mãe de Joe seriam bem-vindos. Entretanto, A nova geração de Christiane F. continua a ser um filme engajado e convincente, com uma boa história capaz de causar boas impressões e envolver o espectador nos altos e baixos de personagens tão inconstantes.

Título original: Engel & Joe

Ano: 2001

Diretor: Vanessa Jopp

Imdb

Fotos

Trailer


13 comentários sobre “A nova geração de Christiane F.

  1. este filme assim como o da christiane f. e bagunçado e fica com muitas perguntas no ar dai meu interrese de ler o livro. pq o filme da christiane f. vc so entende direito mesmo quando ler o livro. por favor quem tiver o livro em bh mg d preferencia eu compro isalindademais@hotmail.com

  2. Vi esse filme e não gostei..
    Achei bagunçado no geral,acho que poderia ter sido melhor produzido,mais a historia em sí é boa!

    1. Tamara, o filme foi feito com essa intenção de parecer bagunçado. Quem leu o livro sabe do que estou falando. Poderia sim ser melhor produzido, mas mesmo assim capta bem o espírito do livro.

      1. Queria saber o nome verdadeiro do elenco principal, alguém sabe? Sei o nome do angel e joe e dos outros jovens vcs sabem?

  3. gente onde eu acho o livro desse filme para comprar?estou procurando e não acho,se acharem me mandam pq eu quero comprar

    beijones

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s