Adeus, Lênin! é uma valiosa contribuição para o cinema quando se trata da temática acerca da queda do muro de Berlin, ocorrida em 9 de novembro de 1989, após 28 anos dividindo simbolicamente a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Através da visão perfeccionista do diretor Wolfgang Becker esse capitulo da historia alemã, tantas vezes (e nem sempre de forma coerente) retratado nas artes, ganha nova forma em seu peculiar ponto de vista em torno de um tema tão polêmico.

Pouco antes da queda do muro Christiane Kerner (Katrin Saß) entra em coma. Quando ela finalmente volta a consciência, oito meses depois, seu médico recomenda que a família seja cautelosa, pois Christiane deve ser poupada de qualquer choque ou surpresa. Para o filho Alex (Daniel Brühl), juntamente com sua irmã Ariane (Maria Simon) e seu colega de trabalho Denis (Florian Luckas), resta então a árdua tarefa de recriar um mundo já deixado para trás com a reunificação alemã.

Para que sua mãe não corresse o risco de um choque emocional, o que seria muito grave para a sua sáude, Alex recria em um quarto de seu apartamento a extinta Alemanha Oriental, com produtos, notícias e até mesmo pessoas, mostrando uma fictícia derrocada do capitalismo na Alemanha.

Título original: Good Bye, Lenin!

Ano: 2003

Diretor: Wolfgang Becker

Site | Imdb

Fotos

Trailer

Anúncios

18 comentários sobre “Adeus, Lênin!

  1. meu professor mandou eu assistir esse filme pra nos faz um trabalho na escola falando sobre o filme adeus lenin,esse filme e muito legal adorei??
    //

  2. estou fazendo um trabalho de escola sobre esse filme , mais meu professor ele que cincos pontos e que, que eu relacione o que o filme falar alguns pontos sobre a revolução russa ? oque o filme tem rerente a revolução russa ? mim ajudem

  3. Preciso fazer um trabalho de escola cm esse filme, tem dublado online ????
    Esse filme é chato de mais…?
    Ñ tenho paciência pra ver esse tipo de filme em 118 minutos !!

  4. Faço História na Uva-Natal, vi o filme com a turma e achei muito interessante e construtivo, recomendo a todos q se interessam por história de modo geral.abr…

  5. Recomendo!
    É um filme politicamente inteligente sem ser maçante.Assisti na escola faz uns dois anos, e me relembrei dele quando estava estudando sobre a Revolução Russa, de certa forma tem uma ligação,o legal é ler algo sobre o que aconteceu com a URSS antes guerra e pós guerra, e nessa visão alemã fica muito bacana compreender um pouquinho mais da história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s