Auf der anderen SeiteDirigido pelo excelente Fatih Akın, Do outro lado conta a história de alemães e turcos que não se conhecem, mas tem suas vidas cruzadas pelo destino. O aposentado Ali (Tuncel Kurtiz) paga à prostituta Yeter (Nursel Köse) para que ela faça companhia a ele. Seu filho, o professor de germanística Nejat (Baki Davrak), torna-se amigo de Yeter e vai à Turquia em busca de sua filha. Ayten (Nurgül Yesilçay), filha de Yeter, é ativista política e durante seu exílio na Alemanha se apaixona por Lotte (Patrycia Ziolkowska), relação condenada por Susanne (Hanna Schygulla), mãe de Lotte.

É interessante como Fatih Akin não cruza as histórias à toa. Ouvir o outro e reconhecer nele uma alteridade que se complementa ao “eu” seriam a premissa para, pelo menos, diminuir (e não acabar, pois é parte natural) com os choques. Por interpor histórias simultâneas, que se afastam e se aproximam em vários momentos pela ironia do destino, o filme guarda muita semelhança com o formidável Amores brutos, do mexicano Alejandro González Iñárritu. É uma lição dolorida, mas que, se levada a cabo, traria menos dores ao mundo.

A oscilação entre diferentes mundos é a especialidade de Fatih Akin. Depois do aclamado Contra a parede, Akin mostra mais uma vez que tem seu lugar garantido entre os grandes diretores da atualidade.

Akin se vale de política e sentimentos para, com a ajuda de um talentoso elenco, mostrar que temas como amor, morte e família não podem ser dissociados.

Título original: Auf der anderen Seite

Ano: 2007

Diretor: Fatih Akin

Site | Imdb

Fotos

Trailer

Anúncios

Um comentário sobre “Do outro lado

  1. Ein der bedeutesten Film Deutschlands. Er zeigt genau einen Konflikt, der wir alle nicht erkennen.

    Schöne Website! Ich habe es geliebt!! :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s