O projeto mais longo da carreira do prestigiado diretor Wim Wenders finalmente está pronto. Pina, uma homenagem à sua amiga e coreógrafa alemã Pina Bausch, morta em 2009. Todo produzido em 3D, o documentário tem a intenção de colocar o espectador na primeira fila desse espetáculo. Mesmo a respiração dos dançarinos compõem as cenas. Para o projeto, foram escolhidas pela própria coreógrafa trechos de suas pecas, como “Sacre du printemps” (1975), “Kontakthof” (1978), “Café Müller” (1978) e “Vollmond” (2006), dessa vez assumindo novas interpretações. Outros espaços são explorados e a dança extrapola os palcos, tomando conta de ruas, indústrias, parques, criando um contraste entre a rigidez do cotidiano e as formas e movimentos da dança.

Pina é claramente muito mais que um documentário. Wim Wenders dessa vez não quis repetir a dose de seu mais bem-sucedido trabalho do gênero, Buena Vista Social Club, onde lançou uma torrente de informações e biografia. Pina trata de sentimentos. Da vontade dessa artista de levar ao público sua arte, acima de qualquer coisa. Nos poucos momentos em que a própria coreógrafa é mostrada em cena, sua paixão pelo trabalho é exaltada, revelando a intensa relação que Pina mantinha com seu elenco.

Os dançarinos que trabalharam com Pina são parte essencial desse projeto. Com depoimentos, gestos e revelações do que aprenderam com a coreografa, eles mostram ao espectador o desenrolar de todo o processo do trabalho da coreógrafa.

Wim Wenders e Pina Bausch tiveram uma amizade de mais de 20 anos e nunca abandonaram a idéia de trabalharem juntos em um filme. Para Wenders, a tecnologia 3D foi a forma mais adequada para que pudesse trazer às telas o que projetava, possibilitando mostrar toda a força emocional e inovação do trabalho de Pina. Ele acredita que a tradicional apresentação bidimensional do cinema não seria suficiente para dar conta de toda a carga estética do trabalho da coreógrafa. „Quando vi seu teatro de dança pela primeira vez, há 25 anos, fiquei petrificado e encantado. Ela me fez reformular meus conceitos a respeito de movimentos, gestos e sentimentos humanos. Queria trazer essa magia às telas.“

Título original: Pina – tanz, tanz sonst sind wir verloren

Ano: 2011

Diretor: Wim Wenders

SITE | imdb

TRAILER

Anúncios

2 comentários sobre “Pina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s