A menina sem qualidadesEm uma escola do extremo oeste alemão, na cidade de Bonn, se desenvolve a história de uma obsessiva dependência entre Ada e Alev, dois jovens estudantes que constroem uma relação de amizade capaz de ultrapassar todas as fronteiras da moral, da compaixão e das relações previsíveis.

Ambos escolhem o professor Smutek como alvo de uma chantagem. Ada, uma estudante de 14 anos, é recém chegada na escola Ernst-Bloch. De inicio ela provoca pouca curiosidade, mas esse é apenas o primeiro passo de uma empolgante historia.

Enquanto no gigantesco mundo político as vanguardas do que é bom ou mau se subvertem, no microcosmo da escola Ernst-Bloch se desenvolve uma historia vibrante, com uma série de acontecimentos que conduzem o professor Smutek a uma orgia de violência contra seus alunos.

A menina sem qualidades, publicado em 2004 pela talentosa escritosa Juli Zeh e só agora traduzido para o português, é uma grande reflexão sobre a falta de moral e suas conseqüências. Ao mesmo tempo se mostra como um romance moralizante, que questiona fortemente os princípios de valor de nossa sociedade, suas fraquezas e conceitos seccionistas, que agem diretamente numa questionável divisão entre aqueles que tem ou não  princípios. Por fim, o livro ainda deixa no ar a seguinte pergunta: quem ainda sabe o que é bom ou ruim?

Saiba mais sobre a escritora

Traduzido e adaptado de: Juli Zeh, Spieltrieb

Título original: Spieltrieb

Tradução: Marcelo Backes

Comprar livro (Livraria Cultura)

7 comentários sobre “A menina sem qualidades

  1. Eu nao li o livro,vi a série na tv e gostei.Eu costumo me comparar com a Ana no fato de que eu sou mais avançada que minha turma no colégio e por isso sou a ”esquizitona”.Enfim,eu gosto da série porque me faz pensar se as coisas que eu penso e falo sao boas ou ruins… Quem nunca pensou assim?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s