por-ondeCom um sólido conhecimento histórico, com sua sensibilidade de poeta e com pleno domínio das técnicas romanescas, Hans Magnus Enzensberger dispensa a distinção entre literatura “adulta” e “juvenil”: o que ele faz é apenas literatura de alta qualidade. Neste livro, seu protagonista é Robert, um adolescente que de vez em quando precisa esfregar os olhos porque vê pequenas manchas. À medida que essas manchas vão se definindo como imagens, Robert passa a gostar cada vez mais do seu “problema”: as manchas são como um sonho que ele pode viver individualmente, recolhido na intimidade de sua imaginação.

As imagens que surgem diante dos olhos de Robert vão se transformar em sete viagens para lugares diferentes, mas sempre recuando cada mais no tempo. Na primeira ele se vê em meio a uma rebelião popular na cidade soviética de Novossibirsk, no ano de 1956. Na última, está na Amsterdam do ano de 1621. Entre uma e outra, Robert, como todos os viajantes, aprende sobre o mundo, sobre a vida e sobre si mesmo.

Com tradução de João Azenha Jr., o livro de Hans Magnus Enzensberger é recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ 1999, categoria tradução/jovem.

Saiba mais sobre o autor

Título original: Wo warst du, Robert?

Tradução: João Azenha Jr.

Comprar: Livraria Cultura | Estante Virtual (usado)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s