Uma das mais brilhantes personalidades da cena eletrônica alemã é uma mulher e vem de Berlin. Ellen Allien, nome artístico de Ellen Fraatz, é Dj, produtora, promotora de festas e ainda dona de um selo. Uma mulher poderosa, à frente de homens que após dez anos de vida ativa na cultura techno alemã nada de novo produziram.

Ellen teve seu primeiro contato com a música eletrônica em 1989, quando morou em Londres por um ano. Após isso voltou a Berlin, onde a onda techno já começava a despontar. Em 1992 Ellen trabalhou no Fischlabor, um dos primeiros bares berlinenses onde os Djs começaram a tocar techno e house.Foi Dj residente em outros clubes berlinenses, até ter seu próprio programa em rádio na Kiss FM, chamado Braincandy, nome também de seu primeiro selo.

Sua vida de Dj estava na ponta dos dedos, literalmente, com sua própria gravadora, embora soubesse que era muito nova e inexperiente nesse ramo. Em 1997 o domínio masculino no showbizz levou então ao fim de seu selo. Daí em diante, Ellen começa a promover a festa B Pitch. Dois anos mais tarde ela se aventura novamente com um selo, que faria publicações baseadas na festa B Pitch. Com outros nomes da cena eletrônica alemã, o selo se tornou em pouco tempo referência para a música eletrônica, tanto na Alemanha quanto no resto da Europa.

Seu primeiro álbum, Stadtkind, onde Ellen também canta, é carregado de electro-house. Berlin, claro, foi a maior motivação para as letras. Depois fundou um novo selo, que publicava exclusivamente discos de 7 polegadas. Em abril de 2003 lançou seu segundo álbum, Berlinette.

Dois anos depois sai seu terceiro disco, Thrills. Em 2007 Ellen Allien participou de compilações, que contavam com faixas de Thom Yorke, Âme eMiss Kittin. Seu quarto álbum sai no ano seguinte. Sool surpreendeu a crítica pela sua sonoridade experimental. Em seguida veio Dust, em maio de 2010. Depois de um longo tempo em turnês pela Europa, período no qual Ellen participou de projetos e parcerias com outros artistas da cena eletrônica, ela volta em 2013 com mais um trabalho inédito, entitulado LISm.

Site | MySpace | Letras

Discografia

Vídeo

Um comentário sobre “Ellen Allien

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s