Karpatenhund, banda alemã da cidade de Köln, foi formada no final de 2004. Stefanie Schrank (baixo), Björn Sonnenberg (guitarra), Jan Niklas Jansen (guitarra) e Maurizio Arca (bateria) já tocavam juntos na banda Locas in Love, quando Björn conheceu Claire Oelkers (voz) e juntos decidiram formar uma nova banda. Além de vocalista da banda, Claire Oelkers é também Vj da MTV alemã, onde trabalha desde 2007.  Paralela à sua carreira musical, Claire atua no cinema desde 2002,  tendo já participado de filmes como  Die Wolke Delphinsommer.

O primeiro show aconteceu em março de 2005, no clube Blue Shell, famoso na cena de Köln. Após isso, a banda começou a ganhar projeção, chamando a atenção de algumas gravadoras. Dessa forma, conseguiram já no ano seguinte lançar seu primeiro EP, Karpatenhund #1. Esse disco foi responsável por levá-los a grandes festivais na Alemanha e, posteriormente, inúmeras apresentações no rádio e tv alemãs, além de shows na França. No ano seguinte lançam o single Gegen den Rest/Karpatenhund #2, acompanhado do álbum Karpatenhund #3. Gegen den Rest foi utlizado como tema da série Türkisch für Anfänger (Turco para iniciantes), bastante popular na Alemanha, o que contribuiu para torná-los ainda mais conhecidos no país.

Em 2007 fazem uma grande turnê por inúmeras cidades da Alemanha, Áustria e Suíça. No ano seguinte lançam um novo single, Zusammen verschwinden, que foi bem recebido pela crítica e teve grande repercussão na cena pop alemã com seu videoclipe. Recentemente, o baterista Maurizio Arca se separou da banda, dando lugar a Saskia V. Klitzing.

Em seu disco mais recente, Der Name dieser Band ist Karpatenhund (O nome desta banda é Karpatenhund) aparece uma sonoridade um pouco distinta das canções pop características da banda. Influências dos anos 80 e New Wave podem ser percebidas, além da maioria das músicas abrirem mão de refrões pegajosos, sem deixar de serem penetrantes à primeira audição. Com boas dosagens de baixo e bateria, o novo disco não soa como uma fábrica de hits, como foram os primeiros trabalhos do Karpatenhund. Mesmo assim, é repleto de músicas bem feitas, que logo trazem à cabeça adjetivos que agora parecem acompanhá-los. Dançante, estranho, singular.

A sonoridade do Karpatenhund é bastante influenciada pelo indierock, bem como por outras bandas alemãs, como Wir sind Helden.  Todo o trabalho de arte dos discos da banda está a cargo da baixista Stefanie Schrank.

Site | MySpace | Letras

Resenha: Der Name dieser Band ist Karpatenhund

Discografia

Video

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s