Lali Puna é uma banda electro-pop de Weilheim, cidade alemã próxima a Munique. Formada em 1998, o Lali Puna conta atualmente com a vocalista e tecladista Valerie Trebeljahr (descendente de portugueses e cambojanos), além de (baixo e teclados), Christoph Brandner (bateria) e Christian Heiβ (teclados). O nome ‘Lali Puna’ é uma forma infantilizada de dizer ‘Valerie aus Pusan’, primeiro nome e cidade de origem da vocalista, que é sul-coreana.

A banda nasceu de um projeto solo de Valerie Trebeljahr, após sua saída da banda L.B. Page. Após isso se une a Markus Acher, com quem grava o EP Snooze, lançado em 1999. Markus era próximo de Thomas Morr, a cabeça por trás da Morr Music, selo que abre as portas a artistas alemães e também estrangeiros que unissem música pop e eletrônica. O tecladista Florian Zimmer e o baterista Christoph Brandner se unem meses depois a banda, dando origem a Tricorder, também lançado em 1999 e que define o estilo eletrônico e instrumental do grupo.

Dois anos mais tarde, em setembro de 2001, é a vez de Scary World Theory, um trabalho mais comercial em que se destacam guitarra e bateria, mas sem se desviar da suave voz de Valerie Trebeljahr. Mesmo tendo boa parte de suas composições em inglês, a banda consegue ganhar notoriedade  na cena eletrônica alemã. Após isso, realizam uma turnê pela Alemanha e Europa. No final de 2002 tocam nos Estados Unidos, juntamente com outros artistas do selo Morr Music. Meses mais tarde Florian Zimmer sai da banda para dedicar-se a outro projeto e em seu lugar entra Christian Heiβ.

O EP Left Handed sai em 2003, mostrando guitarras distorcidas que não se ouvia em trabalhos anteriores. Isso ajuda a formar um som mais diverso e dinâmico, sem descuidar das composições eletrônicas.

Durante todo o ano de 2003 Markus Acher e Valerie Trebeljahr trabalham o material que iria compor seu terceiro álbum de estúdio, Faking the Boooks, lançado em 2004 e seguido por uma extensa turnê por toda a Europa. Em 2005 foi lançado I thought I was over that, coletânea contendo remixes, raridades e b-sides da banda. O electro-pop da Lali Puna, bem peculiar e com certas doses de experimentalismo, com destaque da suave voz de Valerie Trebeljahr, vem ganhando admiradores. Alguns bem ilustres, como o líder do Radiohead, Thom Yorke.

Site | MySpace | Letras

Discografia

Vídeo

Anúncios

Um comentário sobre “Lali Puna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s