Wir sind Helden (Nós somos heróis) foi formada em Berlin em 2001. Liderada por Judith Holofernes nos vocais e guitarra (e também a compositora da maioria das músicas), conta também com Jean-Michel Tourette na guitarra e teclado, Pola Roy na bateria, Mark Tavassol no baixo. Judith Holofernes e Pola Roy são casados e tem um filho, que nasceu em 2006.

Apesar de surgida em Berlin, a banda está muito ligada à chamada Hamburger Schule (Escola de Hamburg), movimento musical entendido como uma resposta alemã ao rock falado em língua inglesa surgido em meados dos anos 80 unindo pop, rock e punk. A Hamburger Schule voltou a ter relevância ao congregar o que hoje se tem chamado de indie rock, reunindo tanto grupos surgidos nos anos 1990, mas ainda atuantes, como Tocotronic, Die Sterne e Blumfeld, e os mais recentes como o próprio Wir sind Helden, além de Virginia Jetzt!, Kettcar, Anajo, Tomten, entre outros.

A trajetória da banda começou em 2002, quando começaram a figurar no panorama musical alemão com Guten Tag. O disco de estréia, Die Reklamation, foi lançado em 2003 e logo alcançou um posto na lista de discos mais vendidos na Alemanha. O disco, que tem influências de tecno pop, foi rotulado pela crítica como festivo e divertido. O segundo disco, Von hier an blind, saiu dois anos depois e entrou diretamente na primeira posição, tanto na Alemanha quanto na Áustria. O trabalho mais recente da banda é Soundso, que saiu em maio de 2007.

As letras do Wir sind Helden tratam de temas variados, como críticas ao consumismo (Guten Tag), ao esforço improdutivo (Müssen nur wollen), à regras estritas (Ist das so?) e à indústria fonográfica (Zuhälter). Outras, como Zieh dir was an, criticam artistas que fazem mais sucesso em razão de sua aparência do que pelo talento musical. A banda também tem composições que falam de amor, seja com uma visão humorada (Aurelie) ou mais séria (Außer dir).

Site | MySpace | Letras | Ouvir

Leia: Entrevista com Judith Holofernes

Discografia

Vídeo

3 comentários sobre “Wir sind Helden

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s